A Volkswagen do Brasil
está prestes a acelerar o futuro da mobilidade com o lançamento do novo motor
híbrido eTSI, uma inovação desenvolvida especialmente para veículos híbridos
flex e plug-in. Este movimento da montadora alemã sinaliza um investimento significativo
na América Latina, com a promessa de entregar 16 novos modelos e um propulsor
que redefine os padrões de eficiência e desempenho.
Embora a VW ainda não
tenha confirmado oficialmente, espera-se que o motor fabricado em São Carlos
seja a nova versão do 1.5 TSI europeu, que desde 2016 equipa o Golf e outros
veículos do grupo na Europa. Este motor, adaptado com tecnologias exclusivas para
o mercado brasileiro, é candidato a se tornar o coração dos próximos veículos
da Volkswagen no país.
As variantes europeias do
1.5 TSI oferecem entre 130 cv e 177 cv, com recursos avançados como desativação
de cilindros e turbos de geometria variável para uma eficiência otimizada. Além
disso, o motor pode ser acoplado a sistemas híbridos-leve de 48 volts ou
plug-in, ampliando seu alcance e potência, como demonstrado no Golf GTE.
Com a plataforma MQB
Hybrid pronta para suportar sistemas de alta voltagem, é provável que alguns
dos futuros modelos de valor agregado da VW no Brasil apresentem uma
configuração plug-in. Este avanço representa um salto significativo para a
indústria automotiva nacional, posicionando a Volkswagen na vanguarda da
transição energética no setor.
O novo motor eTSI é
esperado para substituir o atual 1.4 TSI de 150 cv com a implementação do
Proconve L8 em 2025. Seus potenciais beneficiários incluem o Virtus Exclusive,
T-Cross Highline, Polo GTS, Nivus em sua versão esportiva e possivelmente o
Taos, que poderia se tornar o primeiro híbrido-flex da VW na América Latina.
A Volkswagen, com esse lançamento, não só
reforça seu compromisso com a sustentabilidade, mas também promete elevar a
experiência ao volante com uma combinação de potência, eficiência e respeito ao
meio ambiente. Prepare-se para uma nova era de carros Volkswagen, mais verdes e
mais inteligentes.